Trabalhos

RESULTADOS DOS TRABALHOS

 

Acesse sua área restrita com login e senha para ver se seu(s) trabalhos(s) foram aprovados.

 

Instruções para participantes que tiveram seu trabalho aprovado:

 

- O(a) autor(a) responsável pela submissão do trabalho aprovado deverá realizar o pagamento até o dia 27 de novembro de 2021, impreterivelmente, caso ainda não o tenha feito. O não pagamento da inscrição acarreta a exclusão do trabalho do evento e não dará direito a certificado.

 

- Dentre os trabalhos aprovados, foram selecionados 40 para Sessões de Comunicação Oral, onde cada apresentador terá até 5 minutos para expor seu trabalho, em vídeo gravado e previamente enviado (instruções abaixo) e ao final da sessão haverá tempo para debate, ao vivo no dia 01/12/21, na parte da manhã, conforme a programação do evento. O link para acessar o vídeo deverá ser enviado até o dia 29 de novembro de 2021, impreterivelmente.

 

- Os trabalhos aprovados para apresentação em poster, deverão enviar o PDF de seu trabalho, conforme instruções abaixo, até o dia 29 de novembro de 2021, impreterivelmente.

 

- O não envio do vídeo ou PDF fará com que o trabalho não seja apresentado durante o evento.

 

- Todos os resumos aprovados (selecionados ou não para apresentação oral)  serão publicados nos anais do evento.   

 

Instruções para envio de trabalhos aprovados na modalidade poster

 

- Os pôsteres devem ser submetidos para a comissão organizadora através da área restrita, seguindo as orientações abaixo.

 

- O arquivo do pôster digital deve ser criado em PowerPoint e deve ter 48,9 cm largura X 27,5 cm altura. Necessariamente é um slide único, em formato paisagem.

 

- Após a criação do pôster em PowerPoint, o arquivo para transferência deverá ser salvo em formato PDF com no máximo 4MB.

 

- Incluir o título do trabalho, o texto aprovado, autores e respectivas instituições. Podem ser incluídas palavras chaves e bibliografia. Podem ser incluídas figuras e gráficos a critério do autor.

 

Como salvar o Power Point em formato PDF:
1 – No PowerPoint clicar em “Salvar como”
2 – Escolher a opção “Outros formatos” ou “Outros Tipos”
3 – Selecionar a opção “Formato PDF (*.pdf)”

 

Como submeter o poster para apresentação:
1 – Acesse a área restrita no site
2 – Identifique os trabalhos com status de aprovado para apresentação em poster e clique no botão enviar arquivo
3 – Selecione a imagem salva por você através do PowerPoint e clique em “Salvar arquivo”

Data limite para envio de poster: Segunda-feira – 29/11/2021 até as 18h

 

Instruções para envio de trabalhos aprovados na modalidade apresentação oral

 

- Grave um vídeo de até 5 minutos com a câmera na horizontal.

 

- Procure um lugar claro e silencioso. Teste áudio e som.

 

- Pode-se ou não utilizar slides, a critério do autor.

 

- O vídeo gravado deverá ser inserido em uma nuvem (Google drive, Dropbox, We transfer ou outros) e apenas o link será enviado através de sua área restrita. Teste o vídeo antes de enviar.

 

- Você também pode fazer o vídeo gravando a sua apresentação em uma seção de uma plataforma de reunião online, como ZOOM por exemplo.

 

- Neste caso você deve abrir a seção, compartilhar caso necessário sua apresentação, selecionar para gravar, interromper a gravação ao final dos 5 minutos e depois salvar o link da gravação para envio pela área restrita.

 

Como submeter o poster para apresentação:
1 – Acesse a área restrita no site
2 – Identifique os trabalhos com status de aprovado para apresentação oral e clique no botão enviar link
3 – Copie e cole o link da nuvem de compartilhamento do arquivo

Data limite para envio de do poster: Segunda-feira – 29/11/2021 até as 18h


ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS AO ENAM | ENACS ONLINE


ENAM | ENACS online convida a todos a submeterem resumos de trabalhos científicos e/ou relatos de experiências entre 25 de outubro e 14 de novembro de 2021. 

Inscrição: 
Para enviar um trabalho, você precisa estar cadastrado no evento. Caso ainda não esteja cadastrado, acesse o menu “INSCRIÇÕES” e preencha o formulário. Preencha com um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação referente ao trabalho será realizada por meio desse e-mail.

  1. Ao acessar a área restrita, vá até o menu “Meus Trabalhos” e siga as instruções.
  2. Para as próximas conexões, você não precisa efetuar novamente a inscrição, pois já está inserido no sistema. Nesse caso, forneça o LoginSenha com os quais se cadastrou e acesse a área restrita.
  3. A submissão dos resumos de trabalhos realizar-se-á exclusivamente por meio do site do evento, devendo contemplar todas as informações solicitadas. Não serão aceitos resumos de trabalhos enviados por qualquer outro meio.


- Limite de resumos por participante: 

Cada participante poderá submeter no máximo dois resumos de trabalhos por eixo vinculados à sua inscrição (como autor responsável pela apresentação do trabalho), sendo permitidos até 8 autores por resumo (um principal e sete coautores). Não existe limite para participação como autor ou coautor em resumos de trabalhos inscritos por outros participantes. Isto é, um autor inscrito somente poderá ser responsável pela submissão de dois resumos, mas pode constar como autor em diversos resumos submetidos por outros participantes. No caso de seleção para a Sessão de Comunicação Oral, o autor responsável pela inscrição será o apresentador.


- Obrigatoriedade de pagamento da taxa de inscrição: 

Não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento ou submissão dos resumos. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, o autor responsável (autor principal ou coautor) deverá realizar o pagamento até o dia 27 de novembro de 2021. 
Se o autor responsável pela apresentação do trabalho não efetuar a inscrição no evento, a responsabilidade pelo trabalho deverá ser transferida para um coautor que esteja com a taxa de inscrição paga, por meio de mensagem para o e-mail enam_online@enam.org.br.



- Conflitos de interesse: 
Os organizadores têm como política não aceitar patrocínio de qualquer fonte com conflito de interesses, como de fabricantes de alimentos para crianças pequenas, bicos, chupetas e mamadeiras. Os participantes deste evento são, portanto, solicitados a seguir a mesma política ao buscar fundos ou patrocínio para sua participação.

 

 

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS

 

 

- Instruções gerais 
Todo o processo de submissão será on-line. Para facilitar a inserção dos dados, os textos poderão ser colados na área de submissão de trabalhos a partir de outros arquivos. Vale lembrar que não será possível manter a formatação original (fonte, negrito, itálico, etc.) 
Antes do envio de seu resumo, faça uma revisão detalhada do texto que será submetido para avaliação, não será permitida a edição do resumo.  
Logo após a submissão do trabalho, uma mensagem automática será enviada para o endereço eletrônico da pessoa que realizou a submissão, confirmando o recebimento.


- Categorias: 

Há duas categorias de apresentação de trabalhos:

  1. Relato de experiência: em serviços de saúde, comunidades, creches, escolas, mídia, grupos de mães, etc. Essa categoria contempla a descrição de atividades que abordem o aleitamento materno e a alimentação complementar desenvolvidas em diferentes contextos, quer sejam físicos ou virtuais, e que não possuam, a princípio, uma pergunta acadêmica a ser respondida.
  2. Relato de pesquisa: nessa categoria se enquadram resumos de trabalhos originais, relacionados ao aleitamento materno e à alimentação complementar, que se orientam por uma pergunta ou hipótese, que têm um método científico explicitado e que descrevem os resultados. No caso de revisões de literatura, somente serão aceitas revisões sistemáticas (com ou sem meta-análise), de escopo ou integrativas.


- Apresentação de trabalhos: 

No momento da submissão, será possível selecionar o modo de apresentação (“comunicação oral” ou “poster”). Dentre os trabalhos submetidos na modalidade “comunicação oral”, os melhores trabalhos serão selecionados para Sessões de Comunicação Oral, onde cada apresentador terá até 5 minutos para expor seu trabalho, em vídeo gravado e previamente enviado segundo instruções que serão encaminhadas por email e ao final da sessão haverá tempo para debate, ao vivo. Os demais trabalhos aprovados serão apresentados no formato poster. Tanto os vídeos quanto os pôsteres devem ser enviados pelo site entre 25/11 e 29/11.  Todos os resumos aprovados (selecionados ou não para apresentação oral) e serão publicados nos anais do evento.   



- Eixos temáticos: 

O tema do trabalho deverá ser vinculado a um dos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1 – Políticas de aleitamento materno e/ou de alimentação complementar saudável

Eixo 2 – Promoção do aleitamento materno e/ou da alimentação complementar saudável

Eixo 3 – Proteção do aleitamento materno e/ou da alimentação complementar saudável

Eixo 4 – Apoio ao aleitamento materno e/ou à alimentação complementar saudável


- Tema predominante: 

O(s) autor(es) deverão indicar se o trabalho aborda predominantemente:

  1. Aleitamento materno
  2. Alimentação complementar
  3. Ambos


- Identificação

Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 170 caracteres, contando com os espaços.

Autores: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es), com máximo de 8 (oito) autores ao todo.

Financiamento e apoio: indicar fonte(s) de financiamento e apoio, quando houver.

Palavras-chave ou descritores: indicar até 3 (três).


- Resumo

  1. O texto pode ser redigido em português ou espanhol. Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser incluídos, devido à limitação de espaço.
  2. Os textos deverão ser redigidos na forma de resumo estruturado, conforme a categoria (relato de experiência ou de pesquisa) e terão limite de 2100 caracteres (com espaço).
  3. Nos resumos de Relato de Experiência, o texto deve ser objetivo e conciso, contendo, obrigatoriamente: o objeto da experiência (que deverá ter ocorrido nos últimos três anos), o contexto no qual ela ocorreu, a descrição da execução (incluindo período de realização, local e sujeitos envolvidos, o período de realização e, técnicas adotadas, quando existentes), a análise crítica dos resultados, as lições aprendidas e as contribuições para o aleitamento materno e/ou para a alimentação complementar.
  4. Nos resumos de Relato de Pesquisa,o texto deve ser objetivo e conciso, contendo, obrigatoriamente: introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões/considerações finais.
  5. Todos os resumos, em qualquer categoria, deverão ser acompanhados de uma declaração de Conflito de Interesses, onde relatarão as fontes de financiamento ou apoio do(s) trabalho(s) submetido(s), o recebimento pessoal de benefícios ou financiamentos, e, também, os benefícios e financiamentos porventura recebidos pela(s) instituição(ões) que trabalha. Com base nisso, a comissão de avaliação avaliará potenciais Conflitos de Interesses.


- Observações gerais

  1. Resumos que não cumpram com as exigências descritas não serão aceitos.
  2. Resultados com afirmações como “resultados serão apresentados” e/ou “dados serão analisados” não serão considerados.
  3. Os trabalhos serão avaliados, e dentre aqueles submetidos na modalidade “comunicação oral”, os melhores serão selecionados segundo os critérios de avaliação pela Comissão Cientifica para a Sessão de Comunicação Oral.
  4. Todos os trabalhos selecionados para a Sessão de Comunicação Oral serão apresentados no dia 1º de dezembro, 4af, das 8 às 13 horas. Oportunamente, a Comissão Organizadora comunicará aos autores o horário, a sala virtual e o link para apresentação oral dos trabalhos.
  5. O número de trabalhos aprovados para apresentação oral será definido de acordo com os critérios da Comissão Científica e segundo a adequação ao tempo e aos espaços disponíveis para apresentação de trabalhos.
  6. Os trabalhos submetidos na modalidade “comunicação oral” aprovados, mas não selecionados para a Sessão de Comunicação Oral, serão apresentados no formato “poster”.
  7. Os resumos aprovados serão publicados nos Anais dos Eventos sem edição. Por isso, reforçamos a importância da revisão ortográfica e gramatical no preparo dos mesmos. No mesmo sentido, devem ser observadas as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo.


- Prazos importantes:
Período para submissão de resumos: entre 25/10 e 14/11/2021.
Divulgação do resultado da avaliação: a partir de 24/11/2021. 
Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 27/11/2021

3 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

A avaliação dos resumos de trabalhos será feita pelo sistema de avaliação cega, por dois revisores. A Comissão Científica julgará os resumos de trabalhos exclusivamente com base no ranking médio obtido pela avaliação dos revisores. O processo de avaliação adotará os seguintes critérios:

  1. Adequação aos temas do evento;
  2. Relevância, atualidade e natureza inovadora (contribuição ao conhecimento existente);
  3. Adequação conceitual e metodológica para o alcance dos objetivos e dos resultados;
  4. Características do resumo quanto à organização, capacidade de síntese e clareza;
  5. Adequação do título;
  6. Abordagem de produtos, resultados ou argumentos e sua contribuição ao aleitamento materno e/ou à alimentação complementar.


4 – APRESENTAÇÃO EM SESSÃO ORAL:

  1. Cada sessão de comunicação oral terá uma duração de 1 hora e 15 minutos, contemplando os trabalhos selecionados. Os apresentadores deverão enviar um vídeo gravado (tempo total de até 5 minutos conforme instruções que serão encaminhadas). Ao final de todas as apresentações, haverá debate ao vivo, com participação dos apresentadores, com duração de 15 minutos.
  2. Não haverá tradução simultânea.
  3. Os resumos de trabalhos poderão ser apresentados no programa Microsoft Office Power Point(ou equivalente) em português ou espanhol e com no máximo 7 (sete) lâminas em vídeo previamente gravado com duração máxima de 5 minutos.


5 - CERTIFICADOS E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS

Será disponibilizado on line (na área restrita do autor responsável pelo resumo) apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores. 
Certificados de participação serão disponibilizados online (na aérea restrita) em até 10 dias após o evento. O participante deverá acessar a sua área restrita, utilizando o seu login e a sua senha. 
Certificados de apresentação de trabalho (na Sessão Oral ou nos Posters) serão disponibilizados online (na área restrita do autor responsável pelo trabalho), no site do evento, em até 10 dias após o evento. 
Os anais serão disponibilizados no site do evento em data a ser anunciada e o arquivo estará disponível para consulta e download de forma irrestrita. Apenas os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais.