A Tenda Josué de Castro, é uma homenagem a um dos precursores da discussão sobre Fome, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), no mundo e no Brasil. Trata-se de uma homenagem a suas ideias e reflexões, tendo por orientação político-metodológica a educação popular em saúde, e se constitui em um espaço inovador nos eventos científicos que discutem a temática alimentação e nutrição no Brasil.



Josué Apolônio de Castro (1908 -1973), foi fundador e o primeiro diretor do Instituto de Nutrição da Universidade do Brasil (atual UFRJ). Destacou-se por sua atuação no combate à fome, tanto como pesquisador quanto como médico, nutrólogo, político e ativista. Natural de Recife, na década de 50, foi deputado federal por Pernambuco, além de ter sido o idealizador e diretor dos primeiros órgãos de nutrição do Brasil. De 1952 a 1956, presidiu o Conselho da Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) e na década de 60 passou a atuar como embaixador junto aos Órgãos das Nações Unidas, em Genebra. Três vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz, Josué de Castro é reconhecido internacionalmente, e seu legado permanece vivo por meio de suas obras, que já foram traduzidas para 25 idiomas.

A Tenda Josué de Castro é um espaço inclusivo e democrático, que contará com a participação de diversos/as atores populares, integrando estudantes, artistas, docentes, profissionais de saúde, lideranças comunitárias, terapeutas, dentre outros. Este espaço busca promover o diálogo horizontal por meio de rodas de conversa, além de apresentações culturais e artísticas, acerca de temáticas importantes e atuais na sociedade brasileira, vislumbrando a troca de experiências e saberes, integrando saberes populares e científicos. O ambiente será organizado com o intuito de discutir temáticas relacionadas ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável, além de evocar práticas de cuidado nos diversos cenários abordando estas temáticas em suas múltiplas dimensões.


COMISSÃO TENDA
JOSUÉ DE CASTRO

Cleia Costa Barbosa
(Coordenadora)

Adelyah de Moura Gomes
Bruno Rafael da Silva Nascimento
Camila da Silva Pereira
Celina Valderez Feijó Kohler
Cristiane Paz
Érika Barreto
Evangelia Kotzias Atherino dos Santos
Evyllâne Matias Veloso Ferreira
Kamila Helen Capistrano
Renata Isaura Candido Barbosa
Rodrigo César de Oliveira Carvalho
Sandra Maria Quintão
Vania A. G. Ribeiro Lima


Convidamos todos os participantes do XVI ENAM, VI ENACS e I ELACLAM a conhecerem esse espaço, participando das discussões e, principalmente, compartilhando experiências/saberes nos cenários em que atuam. Várias atividades estão programadas, incluindo diálogos em formato de rodas de conversa, dramatizações, atividades culturais desenvolvidas por grupos populares locais e todos estarão convidados para integrar e interagir espontaneamente com as demais atividades da Tenda. Todas as atividades têm como foco o tema central do evento: “Amamentação e Alimentação Complementar Saudável: entrelaçando culturas e raízes”.

Venha, participe!



Confira a programação da Tenda Josué de Castro: