TRABALHOS

-> ATENÇÃO! JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS NA ÁREA RESTRITA OS RESULTADOS DOS TRABALHOS JÁ AVALIADOS.
-> É NECESSÁRIO EFETUAR O PAGAMENTO PARA QUE O TRABALHO POSSA SER APRESENTADO E PUBLICADO NOS ANAIS DO EVENTO.

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

  • SESSÃO COMUNICAÇÃO ORAL COORDENADA

1- Cada sessão de comunicação coordenada terá uma duração de 60 minutos. Cada apresentação oral terá duração máxima de 5 minutos. Ao final de todas as apresentações, haverá debate com duração de 15 minutos.
2- As apresentações podem ser realizadas em português ou em espanhol.
3- Os resumos de trabalhos poderão ser apresentados no programa Microsoft Office Power Point (ou equivalente), salvos em PDF, com no máximo 5 (CINCO) lâminas, em português ou espanhol, sem tradução simultânea.
4- O arquivo em PDF deverá ser enviado pela área restrita até o dia 10/04/24. Leve uma cópia em pendrive para o evento. Não será possível, no dia da apresentação, baixar qualquer arquivo da internet nem utilizar qualquer recurso na apresentação que precise de internet.
4- O modelo de apresentação em Microsoft Office Power Point para ser usado nas apresentações orais pode ser baixado aqui.

  • PÔSTER ELETRÕNICO

1- Os pôsteres ficarão disponíveis em tela sensível ao toque ou totem (estrutura para apresentação interativa equipada com TV), disponível no local do Evento por um período especificado. Os horários de visitação aos pôsteres estão na programação geral do evento. Fica a critério de cada autor estar no local nos horários de visitação para interação com os partcipantes do evento.
2- O arquivo em PDF deverá ser enviado pela área restrita até o dia 10/04/24. Não será possível enviar o arquivo durante o evento.
3- Não altere as dimensões do modelo, tendo em vista que o mesmo já está dimensionado para o tamanho das telas a serem usados no evento.
3- O modelo de apresentação em Microsoft Office Power Point para ser usado pode ser baixado aqui.

PROGRAMAÇÃO COMUNICAÇÕES COORDENADAS:

  • DIA 17/04/24 – 8H ÀS 9H

01- Manejo e aconselhamento em aleitamento materno e alimentação saudável
Cooordenação: Keiko Teruya e Iandira Castro
02- Políticas públicas de aleitamento materno e alimentação complementar saudável
Cooordenação: Fabiana Muller e Renara Guedes
03- Epidemiologia do aleitamento materno e alimentação complementar saudável
Cooordenação: Cristiano Boccolini e Osvaldinete Silva
04- Formação em aleitamento materno
Cooordenação: Enilce Sally e Vilma Macedo
05- Composição do leite humano e amamentação do nascimento aos 6 primeiros meses de vida
Cooordenação: Maristela Benassi e Janaína Mara Almeida

  • DIA 18/04/24 – 8H ÀS 9H

06- Atenção primária: promoção e vigilância do aleitamento materno e alimentação complementar saudável
Cooordenação: Rejane Seibel e Luciana Sampaio
07- Alimentação Infantil e insegurança alimentar e nutricional
Cooordenação: Fabíola Nejar e Cláudia Montal
08- Intersetorialidade na promoção ao aleitamento materno e à alimentação Infantil
Cooordenação: Carolina Belomo e Camila Couto
09- Amamentação, diversidade e tecnologias de apoio ao aleitamento materno
Cooordenação: Celina Valderez e Nazaré Nery
10- Diretrizes alimentares e marketing de alimentos infantis
Cooordenação: Cintia Erbert e Camila Pereira





1 – ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS

O XVI ENAM – VI ENACS – I ELACLAM convida a todos os interessados a submeterem resumos de trabalhos no período de:
4 de dezembro de 2023 a 15 de fevereiro de 2024.

  • Inscrição:

    Para enviar um trabalho, você precisa estar cadastrado no Evento. Caso ainda não esteja cadastrado, acesse o menu “INSCRIÇÕES” e preencha o formulário. Você cadastrará um LOGIN e SENHA que são únicos, para todas as comunicações. Anote para não esquecer!!! Preencha com um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação referente ao trabalho será realizada por meio desse e-mail e através do site e redes sociais do evento.

    O sistema informará que seus dados foram cadastrados com sucesso e exibirá um botão com o conteúdo “Clique Aqui” para acessar sua área restrita. Ao acessar a área restrita clique no menu “Meus Trabalhos” e siga as instruções.

    Para as próximas conexões, você não precisa efetuar novamente a inscrição, pois já está inserido no sistema. Nesse caso, forneça o Login e Senha com os quais se cadastrou e acesse a área restrita.

    A submissão dos resumos de trabalhos realizar-se-á exclusivamente por meio do site do Evento, devendo contemplar todas as informações solicitadas. Não serão aceitos resumos de trabalhos enviados por qualquer outro meio.
  • Limite de resumos por participante:

    Cada participante poderá submeter, no máximo, dois resumos de trabalhos vinculados à sua inscrição, como autor responsável pela apresentação do trabalho. São permitidos até 8 autores (um autor principal e sete coautores) por resumo. Não existe limite para participação como coautor em resumos de trabalhos inscritos por outros participantes. Isto é, um autor inscrito somente poderá ser responsável pela submissão de dois resumos, mas pode constar como coautor em diversos resumos submetidos por outros participantes.
  • Obrigatoriedade de pagamento da taxa de inscrição:

    Não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento ou submissão de resumos. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, para garantir a sua inclusão na programação do evento, o autor responsável pela apresentação do trabalho no Evento deverá realizar o pagamento até o dia 8 de março de 2024. Ao autor cujo trabalho for aprovado será garantido o valor de inscrição correspondente ao lote da data da submissão do trabalho.

    Se o autor responsável pela apresentação do trabalho não efetuar a inscrição no Evento, a responsabilidade pelo trabalho poderá ser transferida para um coautor que esteja com a taxa de inscrição paga, por meio de mensagem para o e-mail inscricao@enam.org.br.

    Caso o participante que submeteu o trabalho não possa estar presente no evento, outro autor pode apresentá-lo, desde que esteja inscrito e tenha pago a taxa de inscrição no evento.

    IMPORTANTE:
    Os valores com descontos possuem prazo limitado! Veja com atenção essa informação na seção “INSCRIÇÕES”. Ao autor cujo trabalho for aprovado será garantido o valor de inscrição correspondente ao lote da data da submissão do trabalho.

    No caso de pagamento da taxa de inscrição por meio de empenho, deverá ser encaminhada a respectiva nota de empenho (ou o comprovante de que o autor solicitou o pagamento por empenho) para a secretaria do evento até o dia 8 de março de 2024. A participação do autor no evento só estará garantida caso a nota do empenho esteja emitida e enviada para o e-mail inscricao@enam.org.br até o dia 8 de abril de 2024.
  • Conflitos de interesse:

    Os organizadores têm como política não aceitar patrocínio de qualquer fonte com conflito de interesses, como de fabricantes de alimentos para crianças pequenas e equipamentos relacionados, como mamadeiras, bicos e chupetas. Os participantes deste evento são, portanto, solicitados a seguir a mesma política ao buscar fundos ou patrocínio para sua participação. No ato da submissão, o autor deverá comunicar se possui conflitos de interesses.

2 – REGRAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS

  • Instruções gerais

    Todo o processo de submissão será on-line. Para facilitar a inserção dos dados, os textos poderão ser colados na área de submissão de trabalhos a partir de outros arquivos. Vale lembrar que não será possível manter a formatação original do arquivo utilizado (fonte, negrito, itálico etc.)

    Antes do envio de seu resumo, faça uma revisão detalhada do texto que será submetido para avaliação, pois não será permitida a edição posterior do resumo.

    Logo após a submissão do trabalho, o status de envio do trabalho no site constará como: “aguardando avaliação” (não será enviado email de confirmação). Após a submissão do resumo, cadastre os autores na ordem da autoria (1º autor, 2º autor, etc… até 8 autores).
  • Categorias:

    Há duas categorias de apresentação de trabalhos:

    1- Relato de experiências: em serviços de saúde, comunidades, creches, escolas, mídia, grupos de mães, etc. Essa categoria contempla a descrição de atividades que abordem o aleitamento materno e/ou a alimentação complementar desenvolvidas em diferentes contextos, quer sejam físicos ou virtuais, e que não possuam, a princípio, uma pergunta acadêmica a ser respondida.
    2- Relato de pesquisa: Nessa categoria se enquadram resumos de trabalhos originais, relacionados ao aleitamento materno e/ou à alimentação complementar, que se orientam por uma pergunta ou hipótese, que têm um método científico explicitado e que descrevem os resultados. No caso de revisões de literatura, somente serão aceitas revisões sistemáticas (com ou sem meta-análise), ou integrativas.
  • Modalidades de apresentação:

    Para privilegiar espaços de discussão e diálogo entre os participantes, os resumos de trabalhos serão apresentados em Sessões de Comunicação Coordenada, ou sob a forma de Pôster Eletrônico. Cada participante deve indicar sua preferência, mas caberá à comissão científica a decisão final.

    Observação: outras modalidades de apresentação, como dramatização, documentário, e outras modalidades e formatos virtuais ou físicos, poderão ser submetidas para apreciação e seleção pela comissão científica do evento.

    Todas as modalidades de apresentação deverão ser submetidas até o dia 15 de fevereiro de 2024.
  • Eixos temáticos:

    O tema do trabalho deverá ser vinculado a um dos seguintes eixos temáticos:

    Eixo 1 – Democracia, diversidade e inclusão em aleitamento materno e alimentação complementar
    Eixo 2 – Formação, educação, pesquisa e inovação em aleitamento materno e alimentação complementar
    Eixo 3 – Políticas públicas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar
    Eixo 4 – Práticas assistenciais, sociais e culturais de amamentação e alimentação complementar
  • Tema predominante:

    O(s) autor(es) deverão indicar se o trabalho aborda predominantemente:

    1- Aleitamento materno
    2- Alimentação complementar
    3- Ambos
  • Identificação

    Título*: deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 170 caracteres com espaços.
    Financiamento e apoio: indicar fonte(s) de financiamento e apoio, quando houver.
    Palavras-chave ou descritores*: indicar até 3 (três)
    *itens de preenchimento obrigatório.

    Autores: informar o nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 8 (oito) autores. O preenchimento dos autores será feito após o envio do resumo.
  • Resumo

    1- O texto pode ser redigido em português ou espanhol. Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser incluídos devido à limitação de espaço.
    2- Os textos deverão ser redigidos na forma de resumo estruturado, conforme a categoria (relato de experiência ou de pesquisa) e terão limite de 2400 caracteres (com espaço).
    3- Nos resumos de Relato de Experiência, o texto deve ser objetivo e conciso, contendo, obrigatoriamente: o objeto da experiência (que deverá ter ocorrido nos últimos cinco anos), o contexto no qual ocorreu, a descrição da execução (incluindo período de realização, local e sujeitos envolvidos, o período de realização e, técnicas adotadas, quando existentes), os resultados, e as considerações finais (as lições aprendidas ou contribuições para o tema).
    4- Nos resumos de Relato de Pesquisa, o texto deve ser objetivo e conciso, contendo, obrigatoriamente: Introdução, objetivos, métodos, resultados, conclusões.
    5- Todos os resumos, em qualquer categoria, deverão ser acompanhados de uma Declaração de Conflito de Interesses, onde relatarão as fontes de financiamento ou apoio do(s) trabalho(s) submetido(s), o recebimento pessoal de benefícios ou financiamentos, e, também, os benefícios e financiamentos recebidos pela(s) instituição(ões) em que trabalha. Com base nisso, a comissão de avaliação analisará potenciais Conflitos de Interesses.
  • Observações gerais:

    1- Resumos que cujo foco não corresponda à temática do evento (amamentação e alimentação complementar) não serão aceitos.
    2- Estimula-se a submissão de trabalhos com resultados, mesmo que preliminares, mas resumos com afirmações como “resultados serão apresentados” não serão considerados.
    3- Todos os trabalhos, ao serem apreciados para a seleção, poderão ter sugestões de seus autores quanto à modalidade preferencial de apresentação, contudo, caberá à Comissão Cientifica a decisão final, de acordo com os critérios de avaliação.
    4- Oportunamente, a Comissão Organizadora comunicará aos autores a data, o horário e o local para apresentação dos trabalhos aprovados.
    5- Os resumos recebidos serão publicados nos Anais dos Eventos sem edição. Por isso, reforçamos a importância da revisão ortográfica e gramatical no preparo dos mesmos. No mesmo sentido, devem ser observadas as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo.
  • Prazos importantes:

    Data limite para envio de resumos: 15 de fevereiro de 2024.

    Divulgação do resultado da avaliação:
    – trabalhos submetidos até 05 de janeiro de 2024: terão seus resultados divulgados durante o mês de janeiro,
    – trabalhos submetidos até 15 de fevereiro de 2024: terão seus resultados divulgados durante o mês de fevereiro.

    Prazo para pagamento da taxa de inscrição para autores responsáveis pela submissão e apresentadores: 25/03/2024. Será considerado o valor do lote da data da submissão do resumo aprovado.

3 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação dos resumos de trabalhos será feita pelo sistema de avaliação cega (sem conhecimento dos autores), por dois revisores. A Comissão Científica julgará os resumos de trabalhos exclusivamente com base no ranking médio obtido pela avaliação dos revisores. O processo de avaliação adotará os seguintes critérios:

1- Adequação aos temas do Evento (eliminatória);
2- Características do resumo submetido no que se refere à organização, coerência interna, inovação, capacidade de síntese e clareza de exposição (classificatória);

4 – APRESENTAÇÃO dos trabalhos

  • Sessão de comunicação coordenada:

    1- Cada sessão de comunicação coordenada terá uma duração de 60 minutos. Cada apresentação oral terá duração máxima de 5 minutos. Ao final de todas as apresentações, haverá debate com duração de 15 minutos.
    2- As apresentações podem ser realizadas em português ou em espanhol.
    3- Os resumos de trabalhos poderão ser apresentados no programa Microsoft Office Power Point (ou equivalente), salvos em PDF, com no máximo 5 (CINCO) lâminas, em português ou espanhol, sem tradução simultânea.
  • Pôster Eletrônico:

    1- Os pôsteres ficarão disponíveis em tela sensível ao toque ou totem (estrutura para apresentação interativa equipada com TV), disponível no local do Evento por um período especificado. A cada apresentador de pôster será definido um horário de uma hora para interagir com os demais participantes em dia e período a ser especificado pela Comissão Organizadora.
    2- O E-Pôster deverá ser enviado em formato PDF. As especificações para sua confecção serão divulgadas oportunamente.

5 – CERTIFICADOS E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS

Será disponibilizado on line (na área restrita do autor responsável pelo resumo) apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores em até 60 dias após o evento.

Certificados de apresentação de trabalho nas diferentes modalidades serão disponibilizados on line (na área restrita do autor responsável pelo trabalho), no site do Evento, em até 60 dias após o Evento.

Os anais serão disponibilizados no site da IBFAN em data a ser anunciada e o arquivo estará disponível para consulta e download de forma irrestrita. Apenas os trabalhos apresentados durante o evento farão parte da publicação.


1 – ORIENTACCIONES PARA LA PRESENTACIÓN DE RESUMEN DE TRABAJO

Para enviar un trabajo, es necesario estar registrado en el Evento. Si aún no estás registrado accede al menú “INSCRIÇÃO” y rellena el formulário com su e-mail y los datos que siguen. Anota tu contraseña ya que es tu canal de acceso al área restringida del sistema. Su dirección de correo electrónico válida és tu clave de acceso (login) y toda comunicación relativa a su trabajo se realizará a través de este correo electrónico y a través de la página web y redes sociales del evento.

El sistema le informará que sus datos han sido registrados exitosamente y le mostrará un botón con el contenido “Haga clic aquí” para acceder a su área restringida. Al acceder al área restringida, haga clic en el menú “Mis trabajos” y siga las instrucciones.

Para las próximas conexiones no es necesario que te registres nuevamente, ya que ya estás ingresado en el sistema. En este caso, proporcione el Login y Contraseña con los que se registró y acceda al área restringida.

El envío de resúmenes de trabajos se realizará exclusivamente a través de la página web del Evento, debiendo incluir toda la información solicitada. No se aceptarán resúmenes de trabajos enviados por cualquier otro medio.

Límite de resúmenes por participante:

Cada participante podrá presentar un máximo de dos resúmenes de trabajos vinculados a su inscripción, como autor responsable de presentar el trabajo. Se permiten hasta 8 autores (un autor principal y siete coautores) por resumen. No hay límite para la participación como coautor en resúmenes de trabajos presentados por otros participantes. Es decir, un autor registrado sólo puede ser responsable de enviar dos resúmenes, pero puede aparecer como coautor en varios resúmenes enviados por otros participantes.

Pago obligatorio de la tasa de inscripción:

No es necesario pagar la tasa de inscripción al registrarse o enviar resúmenes. Sin embargo, si el trabajo és aprobado, para garantizar su inclusión en el programa del evento, el autor responsable de presentar el trabajo en el Evento deberá realizar el pago antes del 8 de marzo de 2024. Al autor cuyo trabajo sea aprobado se le garantizará el monto del formulario de inscripción correspondiente a la fecha de sumisión del trabajo.

Si el autor responsable por la presentación del trabajo no se inscribe al Evento, la responsabilidad del trabajo podrá ser transferida a un coautor que haya pagado la inscripción, enviando un mensaje al correo electrónico inscricao@enam.org.br

Si el participante que presentó el trabajo no puede estar presente en el evento, otro autor podrá presentarlo, siempre y cuando esté inscrito y haya pagado su inscripción al evento.

Conflictos de intereses:

Los organizadores tienen la política de no aceptar patrocinio de ninguna fuente con conflicto de intereses, como fabricantes de alimentos para niños pequeños y equipos relacionados, como biberones, tetinas y chupetes. Por lo tanto, se solicita a los participantes de este evento que sigan la misma política cuando busquen fondos o patrocinio para su participación. En el momento del envío, el autor deberá comunicar si tiene algún conflicto de interes.

2 – NORMAS PARA LA PRESENTACIÓN DE RESÚMENES DE TRABAJO

Instrucciones generales

Todo el proceso de envío será online. Para facilitar la inserción de datos, se pueden copiar textos en el área de envío de trabajos desde otros archivos. Vale recordar que no será posible mantener el formato original del archivo utilizado (fuente, negrita, cursiva, etc.).

Antes de enviar tu resumen, haz una revisión detallada del texto que será sometido a evaluación, ya que no se permitirá la edición posterior del resumen.

Inmediatamente después de enviar el trabajo, el estado de envío del trabajo en el sitio web aparecerá como: “en espera de evaluación” (no se enviará ningún correo electrónico de confirmación). Luego de enviar el resumen, registrar los autores en el orden de autoría (1er autor, 2do autor, etc… hasta 8 autores).

Categorías de trabajos:

Hay dos categorías de presentación de trabajos:

1- Informe de experiencias exitosas: en servicios de salud, comunidades, guarderías, escuelas, medios de comunicación, grupos de madres, etc. Esta categoría incluye la descripción de actividades que abordan la lactancia materna y/o la alimentación complementaria desarrolladas en diferentes contextos, ya sean físicos o virtuales, y que no tienen, en principio, una pregunta académica por responder.

2- Informe de investigación científica: Esta categoría incluye resúmenes de trabajos originales, relacionados con la lactancia materna y/o alimentación complementaria, que se guían por una pregunta o hipótesis, que tienen un método científico explícito y que describen los resultados. En el caso de revisiones de literatura, sólo se aceptarán revisiones sistemáticas (con o sin metanálisis) o revisiones integrativas.

Modalidades de presentación:

Para brindar espacios de discusión y diálogo entre los participantes, los resúmenes de trabajos pueden ser presentados en Sesiones de Comunicación Coordinada o en forma de Póster Electrónico. Cada participante deberá indicar su preferencia, pero será el comité científico quien tomará la decisión final.

Nota: otras modalidades de presentación, como dramatización, documental y otras modalidades y formatos virtuales o físicos, podrán ser sometidas a consideración y selección por parte del comité científico del evento.

Todos los trabajos deberán presentarse antes del 15 de febrero de 2024.

Ejes temáticos:

La temática del trabajo deberá estar vinculada a uno de los siguientes ejes temáticos:

Eje 1 – Democracia, diversidad e inclusión en la lactancia materna y la alimentación complementaria
Eje 2 – Formación, educación, investigación e innovación en lactancia materna y alimentación complementaria
Eje 3 – Políticas públicas para promover, proteger y apoyar la lactancia materna y la alimentación complementaria
Eje 4 – Cuidados, prácticas sociales y culturales de la lactancia materna y la alimentación complementaria

Tema predominante:

El autor(es) deberá indicar si el trabajo aborda predominantemente:

1- Lactancia Materna
2- Alimentación complementaria
3- Ambos

Normas de presentacion de trabajos

Identificación:

Título*: debe ser objetivo, conciso e informativo. El campo debe completarse com LETRAS MAYÚSCULAS y contener hasta 170 caracteres con espacios.
Financiamiento y apoyo: indicar fuente(s) de financiamiento y apoyo, si corresponde.
Palabras clave o descriptores*: indicar hasta 3 (tres)

*elementos que son obligatorios.

Autores: proporcionar nombre completo, nombre en formato de referencia y afiliación institucional. Primero se debe informar al autor principal y luego, en su caso, al o los coautores. Máximo de 8 (ocho) autores. Los autores completarán el formulario de los autores después de enviar el resumen.

Resumen

1- El texto puede estar escrito en portugués o español. No se pueden incluir gráficos, tablas, imágenes y lista de referencias bibliográficas por limitaciones de espacio.
2- Los textos deberán ser como resumen estructurado, según la categoría (relato de experiencia o investigación) y tendrán un límite de 2400 caracteres (con espacio).
3- En los resúmenes de Informes de Experiencia, el texto debe ser objetivo y conciso, conteniendo necesariamente: el objeto de la experiencia (que debe haber ocurrido en los últimos cinco años), el contexto en el que ocurrió, la descripción de la ejecución (incluyendo el período de realización, ubicación y temas involucrados, período de realización y técnicas adoptadas, cuando existan), los resultados y las consideraciones finales (lecciones aprendidas o aportes al tema).
4- En los resúmenes de Informes de Investigación, el texto debe ser objetivo y conciso, conteniendo necesariamente: Introducción, objetivos, métodos, resultados, conclusiones.
5- Todos los resúmenes, en cualquier categoría, deberán ir acompañados de una Declaración de Conflicto de Intereses, en la que se informarán las fuentes de financiamiento o apoyo del(los) trabajo(s) presentado(s), la recepción personal de beneficios o financiamiento, y también los beneficios y Financiamiento recibido por la(s) institución(es) donde trabaja. Con base en esto, el comité evaluador analizará potenciales Conflictos de Interés.

Observaciones generales:

1- No se aceptarán resúmenes cuyo enfoque no corresponda con la temática del evento (lactancia materna y alimentación complementaria).
2- Se fomenta el envío de trabajos con resultados, incluso preliminares, pero no se considerarán resúmenes con declaraciones como “se presentarán resultados”.
3- Todos los trabajos, al ser considerados para presentaccion, podrán tener sugerencias de sus autores sobre el método de presentación preferido, sin embargo, será el Comité Científico quien tomará la decisión final, de acuerdo con los criterios de evaluación.
4- Oportunamente, el Comité Organizador informará a los autores la fecha, hora y lugar de presentación de los trabajos aprobados.
5- Los resúmenes recibidos serán publicados en los Anales del Evento sin edición. Por ello, reforzamos la importancia de la revisión ortográfica y gramatical a la hora de elaborarlos. En el mismo sentido, se deberán observar los lineamientos respecto a la norma de llenado del título, nombre(s) del(los) autor(es) y resumen.

Plazos importantes:

Fecha límite para el envío de resúmenes: 15 de febrero de 2024.

Divulgación del resultado de la evaluación:

– trabajos presentados hasta el 5 de enero de 2023: sus resultados se publicarán durante el mes de enero,
– trabajos presentados hasta el 15 de febrero de 2024: sus resultados se publicarán durante el mes de febrero.

Fecha límite de pago de la tasa de inscripción para autores responsables de la presentación y presentadores: 25/03/2024. Se considerará el valor del lote en la fecha de envío del resumen aprobado.

3 – CRITERIOS DE EVALUACIÓN

La evaluación de los resúmenes de trabajos se realizará mediante un sistema de evaluación ciego (sin conocimiento de los autores), por dos revisores. El Comité Científico juzgará los resúmenes de los trabajos basándose exclusivamente en la puntuación media obtenida por la evaluación de los revisores. El proceso de evaluación adoptará los siguientes criterios:

1- Adecuación a los temas del Evento (eliminación);
2- Características del resumen presentado en cuanto a organización, coherencia interna, innovación, capacidad de síntesis y claridad expositiva (clasificación);

4 – PRESENTACIÓN DEL TRABAJO

Sesión de comunicación coordinada:

1- Las sesiones de comunicación coordinada tendrán una duración de 60 minutos. Cada presentación oral tendrá una duración máxima de 5 minutos. Al final de todas las presentaciones, habrá un debate de 15 minutos.
2- Las presentaciones pueden realizarse en portugués o español. 3- Los resúmenes de trabajos podrán presentarse en el programa Microsoft Office Power Point (o equivalente), guardados en PDF, con un máximo de 5 (CINCO) páginas, en portugués o español, sin traducción simultánea.

Poster electrónico:

1- Los carteles estarán disponibles en una pantalla táctil o tótem (estructura para presentación interactiva equipada con un televisor), disponible en el lugar del Evento durante un período determinado. A cada presentador de carteles se le asignará un espacio de tiempo de una hora para interactuar con los demás participantes en un día y período a ser especificado por el Comité Organizador.
2- El E-Poster deberá enviarse en formato PDF. Las especificaciones para su fabricación se publicarán oportunamente.

5 – CERTIFICADOS Y PUBLICACIÓN EN LOS ANALES

Sólo se pondrá a disposición on-line un certificado por trabajo aprobado (en el área restringida del autor responsable del resumen), que incluirá los nombres de todos los autores y coautores dentro de los 60 días posteriores al evento.
Los certificados de presentación de trabajos en las diferentes modalidades estarán disponibles on-line (en el área restringida del autor responsable del trabajo), en el sitio web del Evento, dentro de los 60 días posteriores al Evento.

Los anales estarán disponibles en el sitio web de IBFAN en una fecha por anunciar y el archivo estará disponible para consulta y descarga sin restricciones. Sólo los trabajos presentados durante el evento formarán parte de la publicación.